Como tirar passaporte em Petrópolis

Agora já é possível tirar passaporte em Petrópolis. Quem precisa obter o documento, que é necessário para fazer viagens internacionais, não precisa mais se deslocar até a capital para efetuar o pedido do documento.

Saiba o que fazer para tirar passaporte em Petrópolis

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal e procurar pela seção “passaporte”. Nesta página, você deve escolher a opção para preencher o formulário online.

Como tirar passaporte em Petrópolis

Neste formulário, é necessário informar dados pessoais como nome, filiação, local de nascimento, cor, alterações de nome e estado civil (se houver), dados de documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, numeração do passaporte anterior (se houver), endereço e email válido.

Após o preenchimento do formulário, será possível imprimir a GRU (Guia do Recolhimento da União) para realizar o pagamento da taxa, que tem o valor de R$257,25.

Fez o pagamento? Agora é hora de agendar o seu atendimento para apresentar os documentos na Polícia Federal. Se você mora em Petrópolis ou deseja tirar passaporte em Petrópolis, deverá escolher o Posto da Polícia Federal situado na Av. Ayrton Senna, nº 699, no Bairro Quitandinha. O ideal é aguardar a compensação do boleto, que pode levar até três dias úteis, para realizar o agendamento.

Agora, é só comparecer no posto da PF no dia e horário agendados, apresentar a documentação e recolher as impressões digitais. A foto também será tirada na hora.

Em quanto tempo recebo o novo passaporte?

O documento será entregue em data a ser informada pelo atendente do posto.

Documentos necessários para tirar passaporte

Para a emissão do passaporte é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade oficial com foto ou certidão de nascimento para menores de 12 anos que não tenham um documento de identidade;
  • Documento que comprova estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Certificado de quitação do Serviço Militar obrigatório;
  • Certidão de Casamento caso tenha ocorrido alteração de nome, ou documento equivalente;
  • CPF;
  • Comprovante de pagamento da GRU;
  • Passaporte anterior (exceto caso o documento tenha sido extraviado ou furtado). Caso não tenha o documento para apresentar, será cobrada uma taxa extra.

Caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o site da Polícia Federal (link acima).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.